A comunicação interna é um setor que existe em todas as empresas, porém, enquanto ela funciona em algumas organizações, apenas existe em outras. Marcio Alaor de Araújo, especialista financeiro, comenta que – para conquistar melhores resultados – é fundamental que a comunicação interna funcione com planejamento, possibilitando uma interação saudável entre organização e colaboradores.
Com a necessidade de ambientes mais agradáveis e organizados, a comunicação interna entra como ferramenta essencial ao bem-estar e equilíbrio da vida profissional dos funcionários. O empresário Marcio Alaor de Araújo informa que ela se tornou uma necessidade em todas as empresas, visto que zelar pelo convívio agradável no trabalho se tornou exigência de muitos.
Mas afinal, o que é uma comunicação interna eficaz? Marcio Alaor de Araújo esclarece que se trata de um conjunto de ações realizadas através de canais de comunicação para engajar os colaboradores com a empresa. Assim, entende-se que ela é o modo pelo qual a informação, como objetivos, valores e ideais, é transmitida para os demais.
Isso significa que a comunicação existe independente de ser gerenciada ou não. Entretanto, ela se torna vantajosa quando administrada e funcionando, não somente de maneira hierárquica, e sim partindo de modo ascendente, descendente e horizontal. Marcio Alaor de Araújo explica que a comunicação interna não é simples e não deve ser entendida como uma reta, e sim como algo que percorre e flui de todas as direções.
A comunicação interna eficaz é, portanto, algo em comum entre as empresas que possuem melhores desempenhos e resultados financeiros. Marcio Alaor de Araújo ressalta que, por meio dela, as empresas conquistam uma série de benefícios para seu ambiente, colaboradores e crescimento, como o fortalecimento da cultura organizacional, maior comprometimento e empenho na realização de tarefas, por parte do colaborador, estímulo do bom comportamento, entre outras.