Você já ouviu falar da economia social?

Rodolfo Teles
By Rodolfo Teles 3 Min Read
Julio Cesar Hintemann Filho

A economia todos os dias está se modificando e a economia social é uma das vertentes mais atuais e inovadores que encontramos no mercado hoje. O empresário Julio Cesar Hintemann Filho explica que apesar de ser um termo novo no mercado, esse é um conceito que data de 1830 e surgiu na cidade de Paris. Se você deseja saber mais sobre esse assunto, vem conferir essas informações sobre a economia social:

 No princípio o objetivo da economia social era fazer com que fossem mais comuns as práticas solidárias entre as várias classes trabalhadoras. Trata-se de um conceito que foi desenvolvido dentro dos contextos da Revolução Industrial. E atualmente a economia social está se transformando em uma das maiores tendências e mais inovadoras do mercado. Muitos negócios já estão se adaptando a esse modelo.

E economia social segue os modelos de um empreendedorismo que preza muito pela ética, explica Julio Cesar Hintemann Filho. Trata-se de um sistema econômico com um enorme potencial para orientar e reeducar os mercados acerca dos problemas que são frutos das desigualdades sociais. Grande parte das empresas já estão se atentando para esse tipo de problema que se mostra cada vez maior.

Empreendedorismo social

Junto com a ideia de uma economia social, surge o empreendedorismo social. O objetivo desse tipo de negócio é a produção de serviços e de bens capazes de beneficiar a sociedade local e também a global. Esse processo pode acontecer através da inclusão, da emancipação social e de capital social, promovendo assim, possíveis melhorias nas condições de vida da sociedade e da população local.

O que acontece com o lucro?

Os empreendimentos tradicionais são pensados exatamente para que haja a captação de lucros financeiros, comenta Julio Cesar Hintemann Filho. Essa é a principal diferença entre esses modelos tradicionais e o empreendimento e a economia social. O objetivo principal do empreendedor social não é a geração de capital financeiro e sim os benefícios transformacionais, com o lucro em segundo plano.

A economia social é um tipo de negócio que pode ser pensado para fins lucrativos ou não, podendo também gerar renda e muitas possibilidades de emprego. É uma iniciativa que está mudando a vida de muitas pessoas e pode gerar impactos positivos na sociedade a médio e longo prazo. Esperamos que essas informações trazidas por Julio Cesar Hintemann Filho possam te ajudar a aprender mais sobre a economia social e todas as suas vantagens.

Compartilhe
Leave a comment

Deixe um comentário