Saiba onde atua um profissional no ramo da farmácia industrial

Rodolfo Teles
By Rodolfo Teles 3 Min Read
Manoel Conde Neto

Você já conhece as funções atribuídas a um farmacêutico industrial? Para o empresário e proprietário da Farma Conde, Manoel Conde Neto, a indústria farmacêutica está em constante desenvolvimento, o que trará imensa valorização para esse profissional da área da saúde, afinal, como sabemos, a área da Farmácia é muito abrangente e garante um ótimo desenvolvimento profissional.

Na perspectiva do empresário Manoel Conde Neto, as atividades atribuídas a um farmacêutico industrial envolve todo o processo produtivo da indústria, o que não se resume somente à área administrativa, como muitos pensam. Por isso, se você possui interesse ou curiosidade sobre o assunto, acompanhe o artigo e se atente às dicas dadas pelo empresário.

Assim como os outros setores, é importante a atuação do profissional de forma qualificada, capacitada e atualizada com a realidade da indústria farmacêutica que preza fortemente pelo cumprimento das legislações do setor e pela qualidade dos produtos comercializados. Confira abaixo algumas das atividades desempenhadas por esse tipo de farmacêutico:

  • Gestão e controle de qualidade;
  • Pesquisa no ramo alimentício;
  • Assuntos regulatórios;
  • Supervisão da cadeia de produção;
  • Análise e supervisão da documentação técnica;
  • Gerenciamento de atividades do SAC;
  • Desenvolvimento de embalagens de produtos;
  • Engenharia industrial;
  • Toxicologia ocupacional no ambiente industrial.

Na visão do empresário Manoel Conde Neto, o mercado de trabalho é muito vantajoso e propício para o farmacêutico industrial, uma vez que pode atuar tanto em indústrias farmacêuticas, quanto farmoquímicas e cosméticas. Mas agora que você compreendeu brevemente a forma de atuação desse profissional, é importante compreender a qualificação dessa profissão, de modo que você possa se preparar caso seja o seu interesse profissional.

Qualificação profissional do farmacêutico industrial

De início é necessário que o profissional tenha o Curso de Graduação em Farmácia, para que assim na sequência ele possa se especializar em alguma área do seu interesse, nesse caso a área de farmacoindustrial, realizada na pós-graduação e complementada com cursos de gestão da indústria farmacêutica, toxicologia, controle de qualidade e afins. 

Depois de ler o artigo, despertou o seu interesse nessa área da farmácia? Saiba que esse profissional deve estar em constante aprendizado, de modo que garanta a segurança no desenvolvimento do seu trabalho, uma vez que é de extrema necessidade que as normas e regulamentos emitidos tanto pela Vigilância Sanitária, quanto pelo Conselho Regional de Farmácia, sejam seguidos em sua completude, como considera o empresário Manoel Conde Neto. 

Compartilhe
Leave a comment

Deixe um comentário