Ao administrar uma empresa, saber os melhores meios de administrar o dinheiro é uma dúvida e medo comum daqueles que iniciam no empreendedorismo. Por isso, o empresário Julio Cesar Hintemann Filho aponta alguns erros comuns no momento de realizar a gestão financeira do seu negócio com intuito de não cometê-los.
Primeiramente, é essencial que o empreendedor entenda a necessidade de controlar as finanças de seu negócio. Julio Cesar Hintemann Filho esclarece que, tendo uma organização de qualidade, pode-se verificar melhores oportunidades rentáveis, identificação prévia de problemas e possíveis cortes de gastos desnecessários. Por isso, é essencial traçar uma estratégia para elaborar uma gestão simples e eficaz, além de evitar erros comuns no momento de administrar as finanças empresariais.
Os erros comentados pelo empresário Julio Cesar Hintemann Filho podem acarretar em impactos, muitas vezes, imensuráveis na saúde financeira de seu negócio, desse modo, deve-se atentar a eles:
Planejamento inadequado: Um dos primeiros pontos levantados pelo empresário é a falta de detalhamento e atenção ao planejar os custos da empresa, Julio Cesar Hintemann Filho esclarece que a simplicidade nesse momento pode acarretar em resultados negativos para as finanças de seu negócio.
Ausência de registros: Julio Cesar Hintemann Filho ressalta o quanto registrar todo o fluxo financeiro da empresa é primordial para ter o controle exato do dinheiro. Por isso, deve-se realizar uma análise minuciosa de entradas e saídas, faturamento, custos, e demais processos fundamentais que devem ser considerados nesse detalhamento.
Omissão de informações à contabilidade: O auxílio de um contador ou equipe de contabilidade é essencial no fluxo e gestão das finanças da empresa. Contudo, Julio Cesar Hintemann Filho, esclarece que não manter uma comunicação transparente com esses profissionais pode acarretar em multas e sanções.
Atrelar finanças pessoais com as da empresa: O empresário Julio Cesar Hintemann Filho comenta que a ação de misturar as finanças pessoais e da empresa é comum, principalmente, entre os iniciantes no negócio. Contudo, ambas devem ser separadas e resolvidas em seus próprios eixos de modo individual.
Não optar pelo auxílio da tecnologia: Não recorrer a recursos tecnológicos, ao invés do papel, que facilitam o controle de seu dinheiro é um erro que deve ser descartado rapidamente, pois pode ocasionar na perda do seu dinheiro.
Tentar solucionar os problemas sozinho: Carregar a responsabilidade sozinho de organizar a vida financeira da empresa nem sempre é tarefa para uma única pessoa. Por isso, o último erro apontado pelo empresário Julio Cesar Hintemann Filho é o de não recorrer à ajuda quando se está precisando. Não evite consultar contadores ou outros profissionais que possam auxiliar na solução e análise das condições financeiras da empresa.