Dependendo do tipo de viagem, alugar um carro pode ser a opção mais prática e econômica. O empresário e amante de carros Marcio Alario Esteves vai tirar uma das dúvidas mais frequentes de quem pensa em alugar um carro: posso retirar o veículo numa cidade e devolver em outra? Vamos conferir!
Ter um veículo à disposição durante a realização de uma viagem é bastante útil. Sobretudo quando a viagem é em família e envolve mais pessoas. Isso significa se locomover com mais facilidade, rapidez e liberdade, visto que, não são todos os destinos que contam com meios de transporte de qualidade.
No entanto, dependendo do roteiro da viagem, no momento do retorno o trajeto de volta até o estabelecimento da locação pode se tornar um problema, comenta Marcio Alario Esteves. Quando se trata da locação de carros, o Brasil não possui restrições entre cidades e estados, se o destino for internacional é importante checar com antecedência.
E sobre a devolução em outra cidade?
O primeiro passo é certificar-se de que a locadora atende na cidade que você deseja entregar o carro. Nesse caso, existe a possibilidade de entrega. No entanto, cada locadora vai ter políticas de devolução diferentes, a maioria delas adota algumas regras em comum. Para não surgir dúvidas, sempre busque por essas informações atentamente.
Taxa de trajeto único
Essa taxa é uma cobrança feita pela locadora para devolver o carro até a loja original, explica Marcio Alario Esteves. Se você aluga o veículo em Minas Gerais e deseja entregar em São Paulo, a locadora terá que levar esse carro de volta até Minas Gerais. Então, os custos de pedágio, combustível, estacionamento e outros gastos serão por conta do locatário.
Por isso a importância de chegas as políticas de devolução e o contrato, aconselha Marcio Alario Esteves. Algumas vezes o custo da taxa pode ser muito maior do que o custo para entregar o veículo na cidade em que foi retirado. Avalie suas opções e aposte no que for melhor para você.