Já pensou em ser adepto ao veganismo, mas não deixar de lado aquela receita tradicional que você tanto gosta? Para o ex-MasterChef Flavio Giusti, é super possível utilizar alimentos de origem vegetal na preparação de pratos típicos, além do mais essa atitude pode influenciar positivamente a transição alimentar na população, contribuindo para a queda no alto consumo de carne. Sendo assim, se tem interesse em conhecer esses pratos na versão vegana, confira abaixo alguns exemplos de receitas:
Moqueca de cogumelos
Caso você não saiba, há dois tipos de moqueca tradicional, a capixaba e a baiana, sendo que em ambas o ingrediente principal é o peixe. Quando passamos essa receita para a versão vegana, o peixe pode ser substituído, por exemplo, pelos cogumelos (shiteke, shimeji ou Paris). Da mesma forma, como comenta Flavio Giusti, o palmito, tomate, cebola e outros ingredientes são acrescentados à receita também.
Coxinha de jaca
A coxinha de carne de jaca é bastante conhecida, isso porque a coxinha tradicional está presente na maioria das festividades do Brasil, logo diversas versões são executadas, inclusive a vegana. Na visão do amante de culinária, a carne de jaca, quando usada nessa receita, fica com aparência e gosto parecido com o frango, além de se assemelhar também à textura.
Baião de dois de legumes
Sabemos que o baião de dois é um prato tradicional da culinária nordestina, que geralmente é feito com carne de sol, arroz, feijão verde e outros ingredientes para dar sabor. O empresário Flavio Giusti explica que para a versão vegana, podem ser usados pimentões no lugar da carne, além de ser possível e necessário abusar dos temperos, o que mostra que os alimentos vegetais são muito versáteis.
Arroz carreteiro com salsicha vegetal
Esse prato típico é tradicional no Rio Grande do Sul, criado pelos carreteiros, que transportam cargas puxadas por bois. Com os anos, a receita foi ganhando novas versões à base de produtos de origem vegetal, com o uso de alimentos como a salsicha e tofu defumados, deixando a receita menos gordurosa.
Sarapatel
Muitos não conhecem o sarapatel, típico no Nordeste, sendo essencialmente composto por ingredientes de origem animal. Caso você não saiba, esse prato utiliza fígado, coração e sangue de boi, mas na versão vegana, como entende Flavio Giusti, pode ser feito por um mix de cogumelos (champignons, shimeji e portobello), e servido para acompanhar saladas.
Nesse contexto, sendo vegano há 10 anos, Flavio Giusti utiliza de seus dotes culinários para auxiliar pessoas a realizarem a transição alimentar para o veganismo. Então, se você tem curiosidade em aprender e conhecer outras receitas veganas, não deixe de acompanhar o trabalho do escritor de culinária pelo instagram (@vegetarirango) e pelo seu canal no Youtube (Flavio Giusti).