Liderança de empresas: erros para não cometer

Rodolfo Teles
By Rodolfo Teles 3 Min Read

Muito se diz sobre como ser um bom líder, mas precisamos também saber o que não fazer. Liderar uma empresa e diferentes equipes exige um grande preparo a fim de evitar erros, visto que o bom funcionamento depende do líder. O empresário Marco Antonio Carbonari selecionou alguns erros para que você possa identificá-los e desse modo, não cometê-los. Confira:

Não distribuir tarefas

Um dos principais trabalhos de um líder é a distribuição de tarefas da maneira correta. Deixe muito claro quem é o responsável por cada etapa, transfira essas responsabilidades juntamente com os objetivos, as metas, os direcionamentos e se mostre sempre transparente para esclarecer as dúvidas que surgirem. As pessoas precisam se sentir confiantes e preparadas para realizar as tarefas.

Não oferecer autonomia

Os líderes também precisam atuar na distribuição de poder, comenta Marco Antonio Carbonari. Tomar todas as decisões sozinho nem sempre será o melhor caminho. Pensando nisso, ofereça autonomia aos colaboradores da sua equipe para que eles contribuam com soluções para a otimização das tarefas e para a resolução de problemas.

Falhar com a comunicação

Todas as atividades de um líder giram em torno de uma comunicação clara e eficiente. Para delegar tarefas sua comunicação precisa ser excelente, assim como para construir boas relações no ambiente de trabalho, para dar feedbacks da maneira correta e para basicamente tudo que envolve as atividades de liderança. Lembre-se que um bom líder também sabe ouvir as pessoas.

Não buscar conhecimento

Um dos erros mais graves que um líder pode cometer é não buscar especializações e novos conhecimentos, comenta Marco Antonio Carbonari. Um bom líder não é aquele que possui todas as respostas, mas aquele que se coloca em posição de aprendiz sempre. Se atualize sobre sua área, pesquise novas ideias de como melhorar o desempenho da equipe e sempre apresente coisas novas.

Não ser exemplo

O líder é a referência primordial da equipe, por esse motivo ele precisa dar bons exemplos constantemente, explica Marco Antonio Carbonari. Não exija dos seus funcionários atitudes que você mesmo não possui, isso vai desqualificar sua credibilidade como líder. Tomara que essas sugestões possam te ajudar a liderar sua equipe da maneira mais tranquila possível. 

Compartilhe
Leave a comment

Deixe um comentário