É fato que os avanços tecnológicos vem possibilitando inovadoras transações financeiras. Mas já pensou em fazer tudo isso só com um celular? O empresário Valdir Agostinho Piran entende que o denominado Mobile payment chegou no mercado financeiro para inovar a vida dos consumidores ao realizarem as mais variadas compras e pagamentos. Sendo assim, esse conceito faz referência a qualquer pagamento realizado por um dispositivo móvel, se deseja entendê-lo melhor, leia o artigo até o final!
É interessante entendermos que há variados tipos de sistema mobile payment, que possuem funcionalidades diferentes. Como considera o investidor Valdir Agostinho Piran, a estrutura de funcionamento pode estar vinculada à proximidade do celular com o outro dispositivo que recebe o pagamento, como no caso do NFC — pagamentos por comunicação — ou até mesmo realizados por meio de conexão com a internet. Conheça abaixo alguns dos tipos de mobile payment:
Transações cotidianas
Esse tipo de mobile é ideal para quem possui uma rotina corrida, pois esse sistema pode ser realizado em qualquer lugar. Sendo assim, é fundamental o seu uso para situações emergenciais, na qual você precisa pagar alguém por algum motivo específico. Dessa forma, como pensa o empresário Valdir Agostinho Piran, é um modo fácil e otimizado de realizar transações e permite que você mantenha o seu dinheiro em carteira digital para esse tipo de transação.
Pagamentos de ponto de venda
Nesse caso, o pagamento só pode ser realizado especificamente no lugar em que você estiver comprando um bem ou um serviço. Caso você não saiba, muitas lojas e comércios maiores possuem o sistema mobile payment – POS, facilitando as transações locais que passam a ser feitas de forma mais rápida, aumentando a comercialização. Lembrando que todo o processo de pagamento é efetuado por meio de um smartphone, apenas.
Pagamentos via operadora
Para os pagamentos realizados via operadora, a operadora em si passa a ser o principal canal, obtendo-se assim um faturamento direto. Nesse contexto, na concepção do presidente do Grupo Piran, Valdir Agostinho Piran essa forma de mobile é feita por meio da operadora de celular, ao invés de fazer uso de detalhes bancários ou do cartão. Assim, o pagamento passa a ser deduzido da conta telefônica ou do cartão SIM pré-pago.