Saiba mais sobre a maturação de vinhos em barris

Rodolfo Teles
By Rodolfo Teles 2 Min Read

O vinho é uma das bebidas mais consumidas de todo o mundo, em razão de seu rico sabor, fruto de um processo artesanal de confecção. Por isso, o especialista em vinhos Marco Carbonari, fala à nossa redação sobre um dos processos de fabricação do vinho, o de maturação, essencial para um rico sabor. Confira o artigo e saiba mais:

O processo de maturação em barricas é importantíssimo para o vinho, pois é nesse momento em que sabores e aromas incríveis são conferidos à bebida. Desse modo, um tom amadeirado e notas suaves no sabor, aos poucos, são inseridos na composição da bebida.

Marco Carbonari possui uma vinícola renomada no interior de São Paulo, a Villa Santa Maria. Desse modo, possui larga experiência em relação aos processos envoltos na confecção de um vinho, sem contar seu conhecimento, pois o enófilo é especialista em vinhos.

A barrica de carvalho é a mais usada para maturar vinhos, pois detém as propriedades ideais para realizar esse processo. O empresário Marco Carbonari explica que o barril de carvalho tem a porosidade ideal, desse modo, há uma boa micro-oxigenação do vinho.

Vale ressaltar que o processo de maturação não precisa ser obrigatoriamente em barricas. O especialista em vinhos, Marco Carbonari, explica que uma tendência muito forte no mundo da viticultura é a de maturar em grandes tonéis de aço inox, pois há diversas vantagens para os enólogos.

O primeiro motivo é o controle da maturação, pois a partir do uso de tonéis de aço inox, não há nenhum contato da bebida com o oxigênio, dessa maneira, essa etapa fica sob o controle total do especialista. Além disso, Marco Carbonari ressalta que é uma maneira mais barata de maturação dos vinhos, uma vez que barricas possuem data de validade e seu valor é elevado.

Compartilhe
Leave a comment

Deixe um comentário