“Lula Procura Sucessor para Barroso: Quem É O Próximo?”

Sergei Asimov
By Sergei Asimov 3 Min Read

Lula Procura Sucessor para Barroso: Quem É O Próximo?

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem estado em busca de um nome que possa substituir Luis Roberto Barroso na Suprema Corte ainda neste ano. De acordo com fontes, o atual ministro do STF deseja se aposentar após terminar seu mandato como presidente da Corte. Nesse sentido, Lula tem conversado com integrantes do governo e aliados políticos para encontrar um candidato adequado.

Uma das pessoas que estão sendo consideradas para essa substituição é o ministro Edson Fachin, que já foi escolhido como sucessor de Barroso. A cerimônia de posse está marcada para 29 de setembro e Alexandre de Moraes será o futuro vice-presidente da Corte. No entanto, Lula não parece estar satisfeito com a escolha feita até agora.

O atual presidente do STF, Luis Roberto Barroso, tem demonstrado insatisfação com o desgaste da imagem da Corte, inclusive fora do país. Além disso, Alexandre de Moraes está sob sanção da Lei Magnitsky dos Estados Unidos, o que pode afetar a imagem da Corte e influenciar a escolha do próximo ministro.

Lula quer um substituto que não seja contrário a ele em julgamentos no STF. Nesse sentido, o nome mais cogitado para a possível substituição é de Rodrigo Pacheco, ex-presidente do Senado. Ele se aproximou do presidente Lula desde o início deste terceiro mandato, em 2023.

Aposentadoria de ministros

Geralmente, os magistrados da Suprema Corte se aposentam de forma compulsória, ou seja, quando chegam à idade máxima para permanecer no cargo, que é de 75 anos. Nesse sentido, Barroso permaneceria no cargo até 2033. Antes dele, Luiz Fux deve se aposentar em 2028; Carmem Lúcia em 2029; Gilmar Mendes em 2030 e Edson Fachin em 2033.

Conclusão

O processo de escolha do próximo ministro da Suprema Corte é um momento importante para o país. Lula está buscando um candidato que não seja contrário a ele em julgamentos no STF, e o nome mais cogitado é de Rodrigo Pacheco. A escolha certa pode influenciar a imagem da Corte e afetar a política do país.

É importante lembrar que a Suprema Corte desempenha um papel fundamental na vida política do Brasil. Portanto, a escolha do próximo ministro deve ser feita com cuidado e critérios objetivos. O presidente Lula tem o direito de buscar um candidato que se alinhe às suas ideias e políticas.

A situação atual da Corte é complexa, com ministros como Alexandre de Moraes sob sanção da Lei Magnitsky. Isso pode influenciar a escolha do próximo ministro e afetar a imagem da Corte.

Lula está trabalhando para encontrar um candidato que possa substituir Barroso ainda neste ano. A escolha certa pode influenciar a política do país e a imagem da Corte.

Compartilhe