Alimentação: conheça as principais tendências de consumo desse mercado

Rodolfo Teles
By Rodolfo Teles 4 Min Read
Sergio Wilfrido Vasques Benitez

Nos últimos tempos, você deve ter percebido que o mercado de alimentação tem passado por muitas transformações, certo? Sergio Wilfrido Vasques Benitez, empresário e exímio cozinheiro, acredita que é possível observar muitas delas em meio aos consumidores, fazendo com que novas demandas surjam para o setor.

Essas mudanças no comportamento alimentar do consumidor são fundamentais para transformar as tendências do mercado alimentício. Atualmente, com os adeptos de dietas veganas, vegetarianas, de hábitos mais saudáveis e, até mesmo, os intolerantes à lactose e ao glúten têm pautado as principais tendências desse ramo.

Confira, a seguir, quais são as principais tendências que vêm surgindo no mercado alimentício:

  1. Produtos zero lactose

Cada vez mais pessoas têm apresentado intolerância à lactose e, por isso, o entusiasta da culinária, Sergio Wilfrido Vasques Benitez, acredita que uma das mais fortes tendências são os alimentos e produtos zerados desse açúcar contido nos leites e seus derivados. Assim, diversos produtos de origem vegetal vêm surgindo nessa linha para atender às demandas dessas pessoas.

  1. Produtos sem glúten

Os indivíduos celíacos, intolerantes ao glúten, não podem ingerir alimentos que possuem esse composto e, por isso, precisam de alternativas que substituam as iguarias comuns para continuarem bebendo e comendo, especialmente no caso de pães, bolos e cerveja. Assim uma tendência, ainda pequena, é a de presença de alimentos sem glúten para atender a essas pessoas.

  1. Alimentos orgânicos

Um consumo que vem ganhando muito espaço entre os consumidores são os alimentos orgânicos, principalmente devido a discussão sobre uso indiscriminado de defensivos agrícolas e práticas do segmento que vêm destruindo o meio ambiente. Diante desses fatos, o empresário Sergio Wilfrido Vasques Benitez comenta que muitos consumidores têm optado pelos produtos orgânicos que, além de sustentáveis, são mais nutritivos e livres de químicos. 

  1. Alimentos do pacífico

Na visão do cozinheiro de mão cheia, Sergio Wilfrido Vasques Benitez, limentos que vem da região do Pacífico, isto é, da Ásia, Oceania e costa ocidenal das Américas do Sul e Norte também vêm incorporando produtos presentes em muitos restaurantes, mercearias e mercados, principalmente com as frutas tropicais.

  1. Gorduras boas

Até pouco tempo, as gorduras eram consideradas inimigas da alimentação. Contudo, o consumo atual tem se pautado muito na ingestão das gorduras boas, como os lipídios, que são essenciais para o funcionamento do organismo. Isto é, o consumo de alimentos como óleo de coco tem se tornado muito altos devido ao bem que fazem à saúde. 

  1. Produtos veganos

A última tendência é pautada na dieta que ganha cada vez mais adeptos. De acordo com o amante de culinária, Sergio Wilfrido Vasques Benitez, o veganismo consiste na eliminação completa do consumo de produtos de origem animal, tanto no cotidiano quanto na alimentação. Assim, trata-se de um estilo de vida marcado pelo respeito ao meio ambiente e à vida dos animais. No âmbito dos mercados, muitas marcas têm trabalhado com a produção de iogurtes vegetais, leites, carnes e demais variedades que atendam aos consumos dessas pessoas.

Compartilhe
Leave a comment

Deixe um comentário