Todo mundo tem um espírito muito consumidor, não é mesmo? À vista disso, a admirável Cláudia Angélica Martinez entende que é essencial que as pessoas saibam como planejar os gastos, a fim de evitar complicações em suas vidas financeiras. Está gastando incontrolavelmente? Leia o artigo e saiba como se controlar e planejar seus gastos.
O que é o planejamento de gastos?
Segundo a economista Cláudia Martinez, o planejamento de gastos compreende a conduta de analisar e agrupar métodos para a adoção de hábitos que visam melhorar o orçamento pessoal. Esses hábitos possibilitam observar os gastos fixos que um indivíduo possui mensalmente, permitindo prever para onde seu dinheiro será destinado futuramente.
Portanto, trata-se de uma técnica que adota um agrupamento de medidas com a finalidade de auxiliar na administração de recursos financeiros de um determinado indivíduo. Essas medidas garantem que o mesmo organize seus gastos de forma que seja possível suprir todas as suas necessidades de forma tranquila e segura.
Qual a importância do planejamento de gastos?
Além disso, como aponta a empresária Cláudia Angélica Martinez, o ato de planejar os gastos desempenha um papel de extrema importância, proporcionando ao indivíduo maior controle sobre o seu próprio dinheiro, auxiliando o mesmo a adotar práticas que reduzam gastos desnecessários, permitindo o alcance da independência financeira.
Logo, com essa conduta é possível realizar estratégias para ganhar mais dinheiro, possibilitando que os gastos do mês sejam previstos no início do mesmo, evitando complicações com o acúmulo de dívidas. Também, esse tipo de planejamento pode facilitar que os indivíduos atinjam seus objetivos financeiros pessoais.
Como planejar os gastos?
Por fim, como indica a economista brasileira Cláudia Martinez, são necessários o agrupamento de algumas informações para planejar os gastos, como o salário mensal ganho pelo indivíduo em questão, o levantamento do orçamento das contas fixas, e a definição de metas que se desejam atingir.
Assim, tendo essas informações devidamente coletadas, pode-se dar início às etapas do planejamento, que são:
- Anotar todos os gastos (fixos ou não) do mês que se iniciará;
- Organizar as despesas fixas e necessárias;
- Identificar para onde o dinheiro que sobra do pagamento das dívidas está sendo direcionado;
- Poupar, evitando gastos desnecessários.
Quer possuir uma maior estabilidade financeira? Realize o planejamento de gastos.