Índice de reajuste: entendendo o impacto do IGP-M nos aluguéis com Valdir Piran

Sergei Asimov
By Sergei Asimov 3 Min Read
Valdir Piran

Você sabia que o IGP-M é um índice de grande influência na economia brasileira? Para o empresário e presidente do Grupo Piran, Valdir Piran, é essencial estar acompanhando seu histórico e previsões para realizar um bom planejamento financeiro, afinal, esse índice é uma referência do aumento médio de preço de diversos produtos e serviços dos segmentos de mercado, incluindo o mercado imobiliário.

O que é o IGP-M?

O IGP-M (Índice Geral de Preços de Mercado) é uma variação do Índice Geral de Preços (IGP) medido mensalmente pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). No parecer do empresário Valdir Piran, ele tem como intuito demonstrar o aumento de diversos produtos, como serviços finais, matérias-primas industriais e agrícolas. Além do mais, ele também é responsável por reajustar o preço de contratos gerais, como aluguéis, planos ou seguros de saúde, reajustes de tarifas públicas, etc.

Dessa forma, o acionista de empresas do setor financeiro, Valdir Piran, considera esse índice um dos principais indicadores de inflação da economia do país, uma vez que mede o aumento de preço de diversos serviços e produtos de diferentes segmentos. Ou seja, o IGP-M está diretamente ligado com o cotidiano da população, sem restrições em relação ao nível de renda de cada indivíduo.

Qual a importância desse indicador?

Como dito anteriormente, o IGP-M tem influência direta em diferentes setores da economia, devido a uma série de razões. A princípio, deve-se entender que ele serve de base para realizar o cálculo de diversos ativos do cotidiano, como créditos, bens e direitos. Além disso, também quantifica a oscilação de diferentes preços do mercado brasileiro.

O empresário Valdir Piran acredita também que ele possui três propriedades fundamentais, dentre elas a de indicar e resumir o cenário da macroeconomia brasileira, por demonstrar o comportamento de distintos mercados do país. Seu segundo aspecto volta-se para a indicação do aumento geral de preços, sendo essencial para investidores definirem o melhor momento de realizarem suas aplicações. Por fim, ele também é base para indexar o preço de diversos contratos.

Como ele influencia nos aluguéis?

O IGP-M é calculado por meio do monitoramento de diferentes produtos e serviços que compõem o mercado brasileiro, dentre eles o setor imobiliário. Assim, o índice Geral de Preços de Mercado é utilizado, além das demais aplicações, na definição de reajustes contratuais de aluguéis, compra e venda de imóveis, como também em financiamentos desses ativos.

Compartilhe
Leave a comment

Deixe um comentário