Se “aluguel de ações” te soa estranho, então este artigo é para você! Valdir Agostinho Piran, presidente do Grupo Piran, explica aqui, a convite da nossa redação, do que se trata este termo, como funciona e tudo o que você precisa saber sobre essa “camada” do mundo dos investimentos.
Em primeiro lugar, o aluguel de ações, a grosso modo, pode ser entendido como um aluguel de imóveis, uma vez que as pessoas alugam suas propriedades que estão sem uso a fim de gerar uma renda, seja ela uma renda principal ou extra. Desse modo, na prática funciona assim: um investidor pode disponibilizar seus títulos para empréstimos a outros investidores.
Esse aluguel pode ser feito quando os investidores fazem aplicações para ter retorno a longo prazo e não recebem aquilo que planejou dentro de sua estratégia de investimentos. Sendo assim, Valdir Agostinho Piran explica que esses, por sua vez, entendem que alugar esses títulos é uma forma a fim de ter rentabilidade.
Mas, afinal, o aluguel de ações possui riscos?
A resposta é sim! Todo e qualquer investimento possui riscos, sejam eles pequenos ou grandes. No entanto, no caso do aluguel de ações, pode-se dizer que trata-se de uma operação considerada segura, apesar de possuir riscos, os quais, por sua vez, cernem a:
- Variação: Valdir Agostinho Piran explica que a variação de preços no mercado não é algo anormal, no entanto, ao alugar ações é necessário ater-se a isso, uma vez que a mesma pode exceder a expectativa da pessoa que alugou os papéis, os quais são chamados de “tomador”.
- Taxa do aluguel: como tudo nessa vida possui taxas, com o aluguel de ações não seria diferente. Desse modo, a taxa em questão pode variar entre 2% e 5% ao ano, a qual só fará sentido ser paga se a rentabilidade de um determinado papel gerar lucro suficiente.
- Liquidação financeira: por fim, mas não menos importante, Valdir Agostinho Piran comenta que outro risco que se pode ter ao alugar ações é a liquidação financeira, que consiste no ressarcimento ao proprietário das ações por parte do tomador. Por isso, fique sempre de olho!