Saiba o que é preciso fazer para dar início a um negócio com Jaderson Lima 

Rodolfo Teles
By Rodolfo Teles 3 Min Read
Jaderson de Lima

Hoje em dia muitas pessoas desejam empreender, mas o que nem todos sabem é que existe um passo a passo para dar início a esse processo. Para o empresário Jaderson de Lima, ter um planejamento ajuda muito na hora de colher os frutos dessa decisão lá na frente. Por isso, acompanhe, a seguir, tudo o que você precisa saber para começar a empreender. 

Faça as delimitações iniciais para o negócio 

Jaderson de Lima, parte do conselho administrativo da LYX Engenharia, comenta que o primeiro passo para começar a empreender é delimitar as linhas iniciais do negócio. Isso significa que você deve pensar num modelo de negócio: um comércio? uma prestadora de serviços? Uma loja física ou online, ou os dois? Essas são algumas questões importantes para se pensar na hora de iniciar um empreendimento. 

Além disso, é possível encontrar uma oportunidade olhando para as próprias deficiências de demanda do mercado, tais como: oferecer um produto ou serviço inovador, suprir alguma necessidade que ainda não é atendida por determinadas empresas em determinados setores ou oferecer um produto ou serviços que serve para complementar e facilitar algo já existente. São pontos para pensar, observar e analisar na hora de fazer definições iniciais do seu negócio. 

Faça um levantamento do que é preciso para dar início 

Depois que tiver toda a ideia inicial do seu negócio, vale a pena pensar quais são as condições necessárias para tornar essa ideia viável, explica Jaderson Lima, membro do conselho de administração da LYX Engenharia. Para isso, comece fazendo um levantamento dos produtos, insumos ou equipamentos necessários. Também é importante ter uma noção do custo estimado para investimento. 

Além disso, é importante fazer uma avaliação se é possível conseguir empreender na sua casa ou se será necessário alugar um outro local para trabalhar. Também pense se você vai conseguir empreender sozinho, se vai precisar de sócios ou pessoas para colaborarem com você, conforme explica Jaderson Lima. 

Faça uma análise do mercado e da concorrênci

Por último, é importante fazer uma minuciosa análise para saber como o seu produto se posiciona diante do setor e perante as empresas concorrentes. Nesse passo vale a pena avaliar especificamente se seu produto ou serviços tem demanda suficiente no mercado de trabalho. É possível realizar essas pesquisas por conta própria ou até mesmo contratando uma empresa ou consultoria especializada. 

Em resumo, esses são só alguns passos principais para dar início ao negócio. É importante buscar ajuda de uma empresa especializada ou consultoria para ter um acompanhamento mais certeiro e eficiente. Por fim, não deixe de buscar, empreender e realizar seus sonhos. Lembre-se que empreender nem sempre é fácil, mas com força, foco e persistência, tudo é possível. 

Compartilhe