Planejamento tributário: estratégias legais para reduzir a carga tributária de sua empresa

Rodolfo Teles
By Rodolfo Teles 4 Min Read
Amauri Jacintho Baragatti

A carga tributária do Brasil é uma das mais altas do mundo, o que afeta diretamente o funcionamento das empresas. Amauri Jacintho Baragatti afirma que existem alguns planejamentos e algumas estratégias a serem adotadas para que essas cargas tributárias sejam reduzidas de maneira legal, pois muitas vezes elas podem gerar altos custos,  atrapalhando na competitividade e até mesmo na sobrevivência das empresas no mercado. 

Se você é dono de alguma empresa ou até mesmo um iniciante no empreendimento, então acompanhe este artigo e aprenda técnicas importantes para te ajudar nos negócios.

O que é um planejamento tributário?

O planejamento tributário é um conjunto de estratégias que têm como objetivo minimizar os custos com amparo legal. Trata-se de um importante planejamento que pode auxiliar as empresas a otimizar seus resultados financeiros.

Amauri Jacintho Baragatti acredita que as altas taxas tributárias no Brasil, além de criarem impactos negativos nas finanças de empresas, também acabam estimulando a sonegação de impostos. Dados demonstram que, apenas em 2018, o Brasil deixou de arrecadar mais de R$300 bilhões em impostos por causa da sonegação. 

Dessa forma, pensar e considerar um planejamento de redução de tributos, além de contribuir para a diminuição de despesas, auxilia na preservação da lei dos direitos tributários no país. Confira a seguir algumas estratégias que podem ser adotadas:

  1. Escolha do regime tributário: empresas podem optar pelo Simples Nacional, Lucro Presumido ou Lucro Real, dependendo de qual for o seu faturamento e sua atividade econômica. Cada regime possui regras e custos específicos, e pode gerar economia tributária para o negócio.
  2. Identifique os benefícios e créditos fiscais: ter conhecimento dos benefícios, como isenções tributárias, e dos créditos fiscais da empresa, como valores do qual se têm direito a receber de volta do governo podem contribuir para a economia com gastos tributários. Esses créditos podem ser obtidos por meio de impostos pagos a mais, por exemplo.
  3. Aproveite os incentivos fiscais: existem variados tipos de incentivos fiscais previstos em lei, como a isenção de impostos para empresas que realizam investimentos em tecnologia, em inovação, em cultura e esportes, por exemplo. Além de contribuir para a estratégia de redução de carga tributária, é uma ótima oportunidade de investimento em projetos interessantes e engajadores.
  4. Use a tecnologia a favor da empresa: a tecnologia pode beneficiar diversas áreas de seu negócio, afirma Amauri Jacintho Baragatti, inclusive na redução dos valores de impostos. Existem diversas ferramentas tecnológicas que possibilitam a otimização de atividades fiscais, como emissão de notas fiscais e outros documentos eletrônicos, a realização de obrigações acessórias, entre outros.


E você, gostou dessas dicas? Essas são algumas estratégias que Amauri Jacintho Baragatti afirma serem de incrível ajuda e até mesmo incentivo de lucro e redução de gastos para empresas que desejam diminuir com os custos tributários através do amparo da lei.

Compartilhe