Usar VPN em Wi-Fi público no celular deixa a conexão mais segura?

Rodolfo Teles
By Rodolfo Teles 4 Min Read

Tira-dúvidas comenta os perigos e benefícios do uso de serviços de VPN no celular.

Se você tem alguma dúvida sobre segurança da informação (antivírus, invasões, cibercrime, roubo de dados etc.), envie um e-mail para [email protected]. A coluna responde perguntas deixadas por leitores às terças e quintas-feiras.

Eu utilizo bastante VPN para tudo que eu faça no meu Android em uma rede Wi-Fi pública. Isso de fato traz alguma segurança extra nesses casos? – David Pires

David, este blog já tem um texto que explica em mais detalhes todo o funcionamento das chamadas VPNs e alguns dos problemas que eles podem causar, além dos benefícios.

Mas, para resumir a questão, vamos olhar o caso específico que você menciona – uso da VPN no celular para utilizar redes Wi-Fi públicas.

O uso da VPN pode ser benéfico em redes Wi-Fi públicas se a rede não for confiável. Mas é preciso que o serviço de VPN seja de boa reputação.

Se você utilizar uma VPN pouco confiável (caso de muitos serviços de VPN gratuitos, por exemplo), não haverá um ganho relevante de segurança – você trocará “seis por meia dúzia”, por assim dizer.

Outro fato relevante é o tipo de uso que você faz na rede. A navegação na web realizada através do próprio navegador é que a mais vai se beneficiar da VPN. Se você utiliza apenas aplicativos em seu celular, a criptografia da conexão normalmente está garantida, com ou sem VPN.

A maioria dos aplicativos possui mecanismos próprios para garantir a segurança das transmissões de dados.

Dessa forma, não é possível que uma rede interfira na sua conexão sem que você saiba. No navegador, essas proteções não existem (ao contrário do aplicativo, o navegador não tem boas condições para saber previamente como o acesso a um determinado site deve ocorrer).

Se você enfrentar dificuldades de acesso com algum aplicativo, uma VPN pode ser interessante para contornar o problema. Porém, é importante respeitar as regras de uso da rede. Se o uso de um determinado serviço não for permitido na rede, não é correto usar um serviço de VPN para burlar a regra.

Como em qualquer outro caso, o uso de serviço de VPN pode afetar negativamente o desempenho do acesso, fazendo com que páginas carreguem mais lentamente.

Também pode criar problemas para sites e serviços que mostrem conteúdo baseado em localização – no celular, isso pode ser contornado com o uso do GPS para localização, mas isso vai obrigar você a permitir que o app acesse sua localização.

Dessa forma, se você vai apenas abrir um aplicativo como o WhatsApp ou o Instagram em uma rede pública, a VPN dificilmente vai oferecer um benefício. Se você pretende iniciar uma longa sessão do navegador, abrindo notícias e muitos links, a VPN pode ser benéfica.

Lembre-se, porém, de fazer um bom cálculo entre o custo de uma boa VPN e um plano maior de dados com a sua operadora de celular. Dependendo do caso, pode valer mais a pena contratar um plano de dados maior do que um serviço de VPN para essa finalidade, pois os bons serviços de VPN – tanto em privacidade como em desempenho – não saem de graça.

TAGGED:
Compartilhe
Leave a comment

Deixe um comentário