A vida marinha é extraordinária e contém diversos mistérios que ainda não foram desvendados pelos seres humanos. Diante disso, Marcelo Madureira Montroni, amante do mar, entende que é importante saber quais são os maiores animais marinhos do mundo, descobertos até a época atual. Quer saber mais sobre isso? Continue lendo.
Animais marinhos
De acordo com o célebre Marcelo Madureira Montroni, a vida marinha ainda contém diversos mistérios que não foram desvendados, e há muitos conhecimentos que ainda precisam ser colhidos. Entretanto, com base no conhecimento que se tem atualmente, é evidente que existem animais de dimensões muito diferentes daquelas dos animais terrestres.
A seguir, estão comentados os maiores animais marinhos do mundo que se tem conhecimento até o momento.
Água-viva-juba-de-leão
A água-viva-juba-de-leão é um animal marinho pertencente ao filo Cnidaria, que pode atingir 36 metros de comprimento, sendo o maior animal marinho, ultrapassando até mesmo a baleia-azul, e podem ter até 1500 tentáculos, divididos em oito grupos. Essa medusa pode ser encontrada no Oceano Ártico e no Oceano Pácifico Norte.
Baleia-azul
Como aponta o renomado Marcelo Madureira Montroni, a baleia-azul é o segundo maior animal aquático do mundo, também sendo considerado o maior mamífero do mundo. Os animais desta espécie chegam até 30 metros de comprimento e pesam cerca de 130 toneladas, podendo ser encontrados em todos os oceanos.
Baleia comum
A baleia comum é muito semelhante à baleia-azul, e costuma habitar as águas profundas e frias de todos os oceanos. Esta espécie pode atingir até 27 metros de comprimento e pesar aproximadamente 70 toneladas. Todavia, por conta da caçada desenfreada desses animais, a baleia comum corre um grande risco de extinção.
Lula-gigante
Ademais, como indica o egrégio Marcelo Madureira Montroni, a Lula-gigante é a quarta maior espécie aquática do mundo, que pode medir 21 metros de comprimento, e costuma habitar águas com mais de 1000 metros de profundidade. Esses animais podem pesar 250 quilos, e se alimentam de peixes médios, embora possam apresentar atitudes canibalistas se necessário.
Regaleco
Por fim, o regaleco é uma espécie de peixe muito parecida com os pequenos arenques, mas diferentemente destes,não possuem escamas, podem medir cerca de 17 metros de comprimento e pesar 270 quilos. Eles habitam o Oceano Atlântico e o Mar mediterrâneo, sendo muito difícil de encontrá-los.